segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS - HISTÓRIA


O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido para fins comerciais.
A história da origem da comemoração da data é a seguinte:
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd.
Ela queria um dia especial para homenagear o pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do seu pai.
Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton e pediu, também, auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade.
O interesse pela data difundiu-se para todo o estado e tornou-se uma festa nacional.
Em 1972 a data foi oficializada pelo então presidente Richard Nixon.
Desde então, nos Estados Unidos, a data passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho.
O primeiro Dia dos Pais foi festejado em 19 de junho de 1910.
A rosa foi escolhida como símbolo do evento.
Os pais vivos eram homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953.
A comemoração foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães.
Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana.
Em ambas as datas, a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
!Dia dos pais, pelo mundo;
Pelo menos onze países comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Na África do Sul a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Na Alemanha não existe um dia oficial. Os papais alemães comemoram na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piqueniques.
Na Argentina a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e muito presentes.
Na Austrália a data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
No Canadá o dia dos pais é comemorado em 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Na Grécia essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. A data é festejada no dia 21 de junho.
Na Inglaterra o dia é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes dos filhos.
No Peru o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles. É comercialmente interessante.
Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "Dia do Defensor da Pátria".

Nenhum comentário: